A fachada da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM/IPL), perto do Cabo Carvoeiro, é o ponto de encontro para 50 estudantes do ensino secundário e profissional de todo o país. De 1 a 6 de setembro, este grupo vai poder saber mais sobre os oceanos, nomeadamente o seu impacto na economia, ciência e cultura nacionais.

 

 

 

 

A 15.ª edição da Semana Tanto Mar começou ontem quando, depois de almoço, responsáveis da Forum Estudante e da ESTM – que co-promovem esta iniciativa – acolheram os participantes, dando a conhecer aquilo que os espera durante esta semana: de aulas de surf a um baptismo de mergulho na Berlenga Maior, passando por atividades em laboratório.


O que é a ESTM?
A Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar do Politécnico de Leiria (ESTM/IPL) é uma instituição de ensino superior com mais de 25 anos de atividade. “Apanha a nossa onda”, convida a ESTM, no seu site, destacando como aí são formados “os profissionais do futuro, aliando conhecimento, inovação e ligação ao território”. No mesmo portal, a ESTM define alguns dos pilares estratégicos do seu ensino, que é realizado “em proximidade com a comunidade”, “assente na investigação aplicada” e concretizado através da “cooperação entre empresas e instituições nacionais e internacionais”. De forma a concretizar esta visão, a escola conta com 17 laboratórios e salas práticas.


 

 

A primeira atividade levou os estudantes a conhecer o património cultural de Peniche, com visitas ao Museu de Rendas de Bilros e a realização de um peddy-paper pela cidade. Depois, foi ainda possível saber mais sobre a história do naufrágio do navio San Pedro de Alcântara, bem como o seu impacto na região. A embarcação tinha como carga cobre, ouro, prata e trazia a bordo mais de 400 pessoas, tendo naufragado na costa de Peniche a 2 de fevereiro de 1786.

 

 

Hoje, o foco esteve na Economia ligada aos oceanos, com visitas a empresas como a Docapesca ou Flying Sharks, passagens pelo Clube Naval de Peniche e pelo Porto de Pesca da cidade. Nestas visitas, foi possível descobrir as várias riquezas dos oceanos que, exploradas de forma sustentável, estão ligadas a diversas profissões e cursos superiores.

 


«De 1 a 6 de setembro, 50 estudantes do ensino secundário e profissional de todo o país vão poder saber mais sobre os oceanos, nomeadamente o seu impacto na economia, ciência e cultura nacionais»


 

Depois de jantar, a tónica estará também na área do Empreendedorismo, com uma sessão conduzida pelo empresário João Correia, que partilhou a forma como fundou a empresa “Flying Sharks”, durante a palestra “Tubarões, Melgas e Rock&Roll”. Numa intervenção que recapitulou o seu percurso de vida, João Correia destacou os vários momentos chave que o levaram a alcançar o seu desejo de criança: ser um biólogo marinho especialista em tubarões.

 

ESTM. E se o teu futuro passar pelos oceanos?


Sabe tudo sobre a Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (ESTM), em Peniche, onde é possível frequentar cursos desenhados para “formar os profissionais do futuro”.


 

 

A semana Tanto Mar continua amanhã, com um dia passado nas Berlengas. A partida está marcada para as 09h30. Acompanha tudo através do Instagram da Forum Estudante.